.

Não fique parado. Comece a se mexer agora!

A vida urbana e moderna trouxe hábitos muito diferentes aos organismos humanos nas últimas décadas. Entre eles, está o sedentarismo. Conhecido pela ciência como fator de risco de várias doenças e agravos à saúde que reduzem o tempo de vida e comprometem a qualidade de vida das pessoas.

As adaptações evolutivas da espécie humana ocorreram ao longo de milênios. A busca pelo alimento, caça ou cultivo, a migração em busca de novas fontes de alimento, todas as estratégias para a sobrevivência envolviam o esforço físico e a integração com o coletivo. A História moderna é marcada pela produção industrial, condições aprimoradas de acúmulo e conservação de alimentos. O esforço de se alimentar foi reduzido drasticamente.

Os tipos de trabalho também mudaram muito. Bem como as brincadeiras de criança. O trabalho mais intelectual que físico, o uso do automóvel, o tempo de tela no smartphone ou no computador, as séries e os programas de TV, todas essas modernidades superinteressantes e importantes em nossa sociedade contribuem com estilo de vida sedentário. 

Pesquisas apontam que a maioria dos adultos brasileiros é sedentária. E se você faz menos de 180 minutos de exercícios físicos por semana, você está nessa conta.

O sedentarismo é responsável por 1 em cada 10 mortes no mundo. Além de ser o fator de risco mais comum para infarto do miocárdio e AVC, o sedentarismo está associado a vários tipos de câncer, como o câncer de mama e de intestino. E também distúrbios do humor e de relacionamento, estresse, fadiga e até vários tipos de demências. 

Escolha ser ativo fisicamente e inclua escolhas simples no seu dia-a-dia: prefira escadas a elevadores, caminhada ou bike, em vez de automóvel, utilize transporte urbano de pé, em vez de sentado. Durante o trabalho ou estudo, levante-se e mexa-se a cada uma hora em que estiver sentado.

Que tipo de exercícios você curte? Experimente esportes variados, matricule-se na academia (e frequente), combine a pedalada de final de semana com os amigos, brinque com as crianças ao ar livre, surpreenda-se fazendo aulas de dança, deixe-se contaminar pelo prazer da corrida! Faça a escolha que lhe dê prazer e insira os exercícios na sua rotina, como prioridade.

Além da melhora do condicionamento físico e do ganho em saúde cardiovascular, exercícios físicos regulares promovem mais memória, controle da ansiedade e da depressão, auxiliam na socialização e na sensação de satisfação e realização. E ainda tem mais: quem se exercita tem mais sucesso no controle do peso e no abandono do tabagismo, controla melhor a pressão arterial, o colesterol e a glicose. 

Você ainda está aí parado? Invista em sua saúde e adote um estilo de vida saudável. Esteja favorável ao que a evolução do DNA humano nos preparou ao longo de milênios: mexa-se! Não perca tempo.

Traduzir »