.

O mundo do esporte foi impactado pela pandemia do COVID-19. Até as Olimpíadas precisaram ser adiadas!

Vivemos um momento histórico em que a saúde e a sobrevivência passam a ser a prioridade. Já passamos de 3 meses de quarentena no Brasil e esboçamos retorno às atividades esportivas e recreativas, mas pautados na cautela de quem ainda não tem a solução do risco de contágio.

Pois bem… Atletas profissionais e amadores de todo o mundo ficaram em casa e adaptaram seus treinos. Nesse sentido, retornando aos treinos fora de casa, as adaptações continuam e vamos aprendendo diariamente com as experiências divulgadas pelos clubes, associações e também suas equipes médicas.

Neste momento, entretanto, as competições ainda representam risco

É verdade… nas competições, o risco de contágio está aumentado para todos os envolvidos: atletas, os trabalhadores envolvidos, a audiência e suas famílias. Ou seja, até esta data que lhes escrevo, as competições representam perigo à vida.

Assim sendo, e quanto à segurança da prática esportiva e dos exercícios físicos em geral?

Eu devo me exercitar de máscaras?

Desse modo, será que apenas pessoas consideradas como sendo do “grupo de risco” devem adotar medidas de precaução e isolamento social?

Nesse momento, assim como quem adora corrida de rua, não vê a hora de retornar com gás total aos treinos e participar das provas, a pelada com a galera, vôlei de praia, treino de jiu-jitsu agarradinho, o companheirismo dentro de um box de crossfit, bike com os amigos… ou mesmo assistir ao time do coração e se aglomerar com os amigos diante da TV ou nos estádios de futebol.

Sim, meus amigos, o exercício físico é prevenção e também tratamento de muitas doenças. E é nas clínicas de reabilitação cardíaca que cardiopatas e pneumopatas encontram sua prescrição individualizada e têm restaurados sua qualidade de vida. Pois bem, essas academias onde os pacientes fazem exercícios físicos supervisionados por profissionais altamente especializados, também precisaram fechar suas portas. Nesse meio tempo, buscamos soluções para continuar a assistência aos clientes com segurança e manutenção do benefício do exercício.

Dessa maneira, em um momento em que avançam medidas de flexibilização da quarentena em muitas cidades em nosso país, outras retrocedem e restringem mais a circulação de pessoas. E, nesse cenário, ainda preocupados com o risco de contágio, surgem questões sobre os riscos de se voltar a treinar e se mexer em ambientes públicos.

Por último, quero que te convidar a ler mais sobre COVID-19 e exercícios, bem como esportes durante a pandemia. Confira os temas:

1- Tive COVID-19, o que preciso saber para voltar a me exercitar e treinar?
2- Qual a melhor máscara para me exercitar ou treinar ao ar livre?
3- COVID-19 e esporte: há segurança para voltar aos treinos? Conheça uma régua de gradação de risco da prática de exercícios físico e de esportes
4- Sou jovem e saudável, porquê devo me preocupar com o COVID-19?
5- Como fica a reabilitação cardíaca em tempos de COVID-19?
6- Saiba como o exercício físico atua na sua imunidade

Enquanto isso, não fique parado! Mexa-se com segurança e ganhe saúde!

Traduzir »